COMPARTILHAR

Insper Agro Global e AgroInsper vão ampliar parceria em 2024

28/11/23

Insper Agro Global e AgroInsper vão ampliar parceria em 2024

Além de mentoria prestada pelo centro de conhecimento Agro Global à liga estudantil AgroInsper, em 2024 as duas entidades da escola vão desenvolver, em conjunto, novas iniciativas de pesquisa e promoção de eventos

Em 2023, o centro de pesquisa Insper Agro Global iniciou uma parceria com a organização estudantil (empresa júnior) do Insper dedicada ao agronegócio, o AgroInsper, que atualmente é formado por aproximadamente 60 alunos de todos os cursos oferecidos pela escola — administração, direito, economia, engenharias. A empresa promove eventos internos, abertos para o público, e colabora com empresas juniores de outras instituições, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), com o objetivo de fortalecer o compartilhamento de conhecimento e a troca entre os estudantes. Os estudantes do AgroInsper também desenvolvem serviços em parceria com empresas, nos formatos de consultoria e projetos.

No primeiro semestre de 2023, foi estabelecida a primeira parceria de pesquisa do AgroInsper com o Insper Agro Global, que ofereceu mentoria para um projeto dedicado a traçar o perfil de gestão de pecuaristas de corte. O sucesso da parceria, que envolveu empresas, estudantes e pesquisadores, levou à renovação do projeto no segundo semestre e incentivou essa pesquisa sobre pecuaristas a tornar-se um trabalho de iniciação científica. Ao longo desse período, também houve a expansão da parceria. Além do grupo de pecuária, o time do AgroInsper dedicado a bioenergia também passou a receber mentoria do Agro Global. 

Em 22 de novembro, os projetos de pecuária e bioenergia foram compartilhados com empresas parceiras, mentores e estudantes. No âmbito do projeto de pecuária, foi delineada uma abordagem para conduzir uma pesquisa quantitativa, partindo dos resultados qualitativos e das proposições validadas no primeiro semestre. Esse projeto está vinculado ao programa Fazenda Nota 10, uma parceria do Instituto Integra e a JBS. Por sua vez, o projeto de bioenergia, resultado de uma parceria com a empresa FS Bioenergia, trouxe um panorama dos produtos provenientes de biomassa tropical, seus possíveis usos e oportunidades para o Brasil.

Nesse dia de apresentações finais de projetos, também foram comentados casos de sucessão, envolvendo estudantes de direito, e um caso de fusões e aquisições no setor de grãos. O semestre foi encerrado com um debate promovido pelo AgroInsper, que trouxe os CEOs da Minerva Foods, Fernando Queiroz, e da Cargill do Brasil, Paulo Sousa. Eles participaram de um bate-papo com Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global, sobre os desafios e as oportunidades dos sistemas de produção de alimentos e energia no Brasil. 

Durante o evento, Jank enfatizou o desenvolvimento e a evolução do AgroInsper, expressando sua satisfação com a crescente robustez dos trabalhos apresentados pelos estudantes. Na oportunidade, ele anunciou a ampliação da parceria com o Agro Global em 2024, com um novo formato de parceria envolvendo um projeto conjunto de pesquisa sobre o tema do papel da bioenergia tropical na transição energética global. Desde o segundo semestre de 2023, o Insper Agro Global vem desenvolvendo uma linha de pesquisa voltada para o estudo da transição energética e políticas públicas que estão surgindo em escala global e nacional, com foco em biocombustíveis e biomassa. As frentes de pesquisa abrangem a compreensão das trajetórias tecnológicas e das soluções aplicáveis a diversos países e finalidades, como uso empresarial e doméstico, bem como temas ligados a aquecimento global, transporte e infraestrutura. Também são analisadas as políticas públicas implementadas em países e regiões-chave, como Estados Unidos, China e União Europeia, além do Brasil. O projeto busca entender não somente o impacto climático, mas como essas políticas influenciam o ordenamento das cadeias primárias.

Paralelamente aos projetos, o Agro Global e o Agro Insper realizarão em 2024 uma série de eventos para discutir os principais temas que envolvem o agronegócio brasileiro em âmbito global. As rodadas de debate devem acontecer bimestralmente, sempre com a presença de especialistas nos assuntos que envolvem a produção de alimentos, energia e sustentabilidade.