NÚCLEO DE AGRONEGÓCIO GLOBAL

Com representatividade de cerca de  ¼ do PIB e metade das exportações brasileiras, o agronegócio hoje é o setor mais internacionalizado e um dos mais importantes em termos de geração de renda da economia brasileira. Inserido em um contexto global de incertezas relacionadas à recuperação pós-pandemia, à credibilidade do multilateralismo, e aos caminhos que a geopolítica mundial tomará frente à ameaça cada vez mais concreta das mudanças climáticas, os grandes números do setor são acompanhados da emergência de grandes desafios, em áreas como competitividade, segurança do alimento e meio ambiente.

 

Vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, o Núcleo de Agronegócio Global (Insper Agro Global) tem como objetivo analisar os grandes vetores de transformação e a dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial. Criado em 2019, o núcleo pretende se tornar referência nacional e internacional na análise do agronegócio global, desenvolvendo estudos estratégicos, desenhos de políticas com sólida base teórica e empírica e formação de gestores públicos e lideranças do setor privado.

 

As contribuições do Insper Agro Global estão centradas em três eixos: (i) ensino (cursos executivos e acadêmicos), (ii) pesquisa (livros, estudos estratégicos e papers), e (iii) extensão e difusão de conhecimento (eventos, debates, palestras e artigos de mídia). A atuação do núcleo se dá em três áreas de pesquisa prioritárias: (1) comércio internacional, geopolítica e segurança alimentar; e (2) o nexo entre a produção agropecuária e o meio ambiente; e (3) bioenergia tropical na transição energética global.

 

O Núcleo está desenvolvendo parcerias no país e no exterior. Mantém, desde a sua criação, convênio técnico com a Embrapa e conta com o apoio institucional das empresas Itaú-BBA, Bayer, CargillRumo Logística, MSD Saúde Animal e Fundação Brava. São parceiros científicos para produção de conteúdos o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial ESALQ-LOG (ESALQ/USP), a plataforma de otimização de PowerPoint Think-Cell (Think-Cell).

 

Acesse:

Apresentação realizada durante o lançamento do núcleo
Relatório de atividades realizadas entre agosto de 2019 e dezembro de 2020
Relatório de atividades de 2021

Relatório de atividades de 2022

Relatório de atividades de 2023