O papel estratégico do comércio na segurança alimentar global

18/09/24

Comercio Internacional | Segurança Alimentar | Geopolítica

O papel estratégico do comércio na segurança alimentar global

Documento do Insper Agro Global e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) traz recomendações de políticas para garantir a estabilidade alimentar no mundo

A segurança alimentar global enfrenta desafios complexos, intensificados por crises econômicas, instabilidade política e eventos climáticos extremos. O comércio internacional surge como um meio crucial nesse cenário, conectando sistemas agroalimentares, transferindo alimentos de regiões com excedentes para áreas com déficits e contribuindo para a estabilidade dos preços.

Para enfrentar esses desafios, o Núcleo de Agronegócio Global do Insper e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) elaboraram um documento que traz um conjunto de recomendações políticas, estruturadas em três níveis: acordos multilaterais, políticas comerciais nacionais e estratégias macroeconômicas e setoriais. Essas recomendações buscam fornecer um quadro abrangente para a criação de políticas baseadas em evidências que utilizem o comércio internacional como uma ferramenta eficaz para fortalecer a segurança alimentar global.

Conforme ressalta o documento, regiões como a América Latina desempenham um papel central na segurança alimentar global, graças à sua capacidade produtiva e à diversificação de sua oferta alimentar. Nos últimos anos, a América Latina consolidou-se como a maior exportadora líquida de produtos agroalimentares, enquanto regiões como a Ásia Oriental, incluindo a China, enfrentam um crescente déficit comercial agrícola.

Com uma visão clara e estratégica, o documento se propõe a ser um guia prático para formuladores de políticas, oferecendo os instrumentos para enfrentar os desafios atuais e futuros na promoção da segurança alimentar por meio do comércio internacional. O documento foi elaborado no contexto do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 e apresentado durante a sessão plenária da 3ª reunião do grupo, realizada em Brasília em 11 de junho de 2024, com o objetivo de contribuir para as discussões e decisões estratégicas dos líderes agrícolas do G20.

Para ter acesso ao documento em inglês, clique aqui. O texto está disponível também em espanhol aqui.