COMPARTILHAR

PIB brasileiro cresce 2,9% em 2023, impulsionado pelo bom resultado da agropecuária

01/03/24 - Leandro Gilio

Macroeconomia

PIB brasileiro cresce 2,9% em 2023, impulsionado pelo bom resultado da agropecuária

Wenderson Araújo/Trilux - Sistema CNA/Senar

O resultado acima das expectativas de mercado teve influência do grande volume de produção agrícola no ano

O PIB brasileiro apresentou alta de 2,9% em 2023 com relação ao ano anterior, conforme divulgação realizada pelo IBGE. Houve crescimento em todos os setores que compõem o PIB, de 1,6% na indústria; 2,4% em serviços; e 15,1% na agropecuária. Apesar de contribuir com a menor parcela do PIB – cerca de 7% –, o excepcional crescimento em volume de produção na agropecuária em 2023 influenciou no crescimento do PIB total para um valor acima das expectativas de mercado.

Segundo dados da Conab, a safra de grãos no ciclo 2022/23 atingiu o recorde histórico de 320 milhões de toneladas produzidas, com destaque para produtos como soja, milho e algodão, o que permitiu ao país crescer em exportações em meio a alta demanda internacional. Os embarques do agronegócio como um todo em 2023 atingiram recorde nominal, somando US$ 166 bilhões, alta de 4,5% em relação ao ano anterior (US$ 159 bilhões), mantendo o saldo positivo da balança comercial brasileira.

Para 2024, o setor já enfrenta maiores adversidades. Complicações climáticas no início da safra 2023/24 geraram atrasos no plantio e maiores dificuldades com relação a produção na temporada. Sendo o PIB uma medida que reflete, de modo geral, a evolução em volume de produção, já se espera um resultado mais modesto para o setor em 2024 com relação à contribuição de produto interno bruto gerado no ano anterior. Também se destaca nesse ano a redução de preços para a maioria das atividades, o que tem afetado a renda recebida pelo produtor.

Produto Interno Bruto (PIB) – Crescimento com relação ao ano anterior (%)

 

Já segue nossos canais oficiais?
Clique e acompanhe nosso Canal de WhatsApp, nos siga no LinkedIn e se inscreva para receber quinzenalmente nossa Newsletter. Se mantenha atualizado com pesquisas e conhecimento sobre as questões globais do agronegócio.