COMPARTILHAR

Visita de delegação chinesa ao Insper reforça parcerias no agronegócio

18/09/24

Comercio Internacional

Visita de delegação chinesa ao Insper reforça parcerias no agronegócio

Representantes de universidades, governo e instituições chinesas discutem com o Núcleo de Agronegócio Global as oportunidades comerciais entre o Brasil e a China

No dia 11 de setembro, o Insper recebeu uma delegação chinesa organizada pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Composta por representantes de universidades, governo e instituições não governamentais, a equipe discutiu com o Núcleo de Agronegócio Global as oportunidades comerciais entre os dois países. Durante o encontro, Marcos Jank, coordenador do Núcleo, e sua equipe apresentaram dados sobre o agronegócio brasileiro, enfatizando a importância da China como principal comprador de produtos agrícolas do Brasil. Também foram abordadas questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, um tema central nas relações entre os dois países.

A delegação chinesa incluiu Jianlei Ma, chefe do Instituto de Políticas de Comércio e Desenvolvimento Agrícola do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China; Yunwen Bai, vice-presidente do Instituto de Finanças e Sustentabilidade; Fei Teng, professor da Tsinghua University e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); Hongyu Guo, vice-diretora da Greenovation Hub; Suyun Liu, pesquisadora associada do Centro de Promoção do Comércio Agrícola do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China; e Saiqian Xiao, coordenadora de programas na Greenovation Hub. Os visitantes estavam acompanhados de Camila Amigo, analista internacional do CEBC.


Livro sobre Relação Brasil-China no Agronegócio

A delegação chinesa foi presenteada com uma cópia física do livro "Relações Brasil-China no Setor Agroalimentar", organizado por Marcos Jank (Insper), Pei Guo (CAU) e Sílvia Helena Galvão de Miranda (ESALQ/USP). O livro explora as transformações profundas que ambos os países passaram em seus setores agrícolas nos últimos 50 anos, bem como a crescente interdependência comercial entre Brasil e China. A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente por este link.

 

Já segue nossos canais oficiais? Clique e acompanhe nosso Canal de WhatsApp, nos siga no LinkedIn e se inscreva para receber quinzenalmente nossa Newsletter. Se mantenha atualizado com pesquisas e conhecimento sobre as questões globais do agronegócio.