COMPARTILHAR

Insper Agro Global apresenta estudo sobre desafios do agronegócio em evento em Brasília

11/12/24

Comercio Internacional | Geopolítica | Segurança Alimentar | Tecnologia

Insper Agro Global apresenta estudo sobre desafios do agronegócio em evento em Brasília

Pesquisa sobre comércio agrícola internacional e inovação foi destaque no Agro Horizonte, evento promovido por Globo Rural, O Globo, Valor e CBN

O Insper marcou presença no Agro Horizonte, evento promovido por Globo Rural, O Globo, Valor Econômico e CBN, realizado em Brasília na manhã de 11 de dezembro. O evento reuniu autoridades, pesquisadores, produtores rurais e representantes de grandes indústrias para discutir como o comércio internacional pode estimular a inovação no agronegócio brasileiro. No painel Comércio Internacional: destravando mercados para impulsionar o acesso a inovações de ponta, o professor Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global, apresentou o estudo intitulado “Novos desafios do comércio agrícola internacional: geopolítica, segurança alimentar e inovação”, desenvolvido por pesquisadores do centro.

O estudo abordou temas cruciais para o futuro do agronegócio, como as novas exigências impostas por mercados internacionais, a necessidade de inovação tecnológica e a segurança alimentar global. Com um panorama abrangente, os dados apresentados geraram reflexões aprofundadas no painel, que contou com a participação de Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa); Júlio Ramos, secretário-adjunto de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária; Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Marcos Jank. A moderação foi feita pelo jornalista Rafael Walendorff, do Valor Econômico.

O debate destacou a importância de fortalecer o ecossistema de ciência e tecnologia nas fazendas e promover práticas sustentáveis que atendam às rigorosas exigências internacionais. Com mercados cada vez mais pautados por protocolos ambientais e socioeconômicos, como as regras antidesmatamento da União Europeia, o estudo do Insper apontou caminhos para transformar esses desafios em oportunidades, reforçando a competitividade do agronegócio brasileiro.

 

Já segue nossos canais oficiais? Clique e acompanhe nosso Canal de WhatsApp, nos siga no LinkedIn e se inscreva para receber quinzenalmente nossa Newsletter. Se mantenha atualizado com pesquisas e conhecimento sobre as questões globais do agronegócio.