COMPARTILHAR

Resultado do agro na divulgação do PIB do terceiro trimestre de 2023

05/12/23 - Leandro Gilio

Macroeconomia

Resultado do agro na divulgação do PIB do terceiro trimestre de 2023

Wenderson Araújo/Trilux - Sistema CNA/Senar

Resultado até o terceiro trimestre indica o forte crescimento em volume de produção na agropecuária em 2023. Para 2024, desafios que se impõem à produção deixam o mercado em alerta.

O ano de 2023 tem sido um bom ano para o agronegócio no que se refere a volume de produção, com destaque para o crescimento da área plantada e recuperação da produtividade da soja, após a seca impactar o Sul do país e ter prejudicado o resultado de 2022. No resultado acumulado até o terceiro trimestre divulgado pelo IBGE, a agropecuária registrou forte alta de 18,1% com relação a 2022, o que é um resultado bastante positivo.

No terceiro trimestre houve uma queda com relação ao trimestre imediatamente anterior, de 3,3%, mas é algo que já era esperado pelo mercado, dado que as entregas das principais lavouras se concentram no primeiro semestre. Em comparação ao terceiro trimestre de 2022, o PIB da agropecuária cresceu 8,8%.

 

Mas é importante ressaltar que essas evoluções do PIB evidenciam o forte crescimento em volume de produção em 2023. Com relação a preços, destaca-se que vivenciamos um ciclo de baixa nos principais mercados, o que prejudica a remuneração esperada pelo produtor. Esse já era um resultado esperado, dado que vínhamos de um momento de alta expressiva de preços motivada pela pandemia e pela guerra entre Ucrânia e Rússia, e hoje os mercados passam por um período de acomodação.

Para a próxima temporada, já se espera uma queda na produção devido a problemas climáticos em momentos decisivos de plantio. Isso deve afetar negativamente o PIB do setor em 2024.

Para se aprofundar mais neste tema, indicamos para leitura o artigo do Agro In Data Como o Brasil se tornou uma grande potência exportadora no agronegócio?